Um carnaval para ser lembrado por muito tempo em Canaã dos Carajás, a edição de 2018 da festa popular agradou os foliões e movimentou toda a cidade. Milhares de pessoas compareceram ao Bosque Gonzaguinha durante os quatro dias (10, 11, 12 e 13) para prestigiar a folia, e não se decepcionaram com o que viram. Com muita organização, os foliões mostraram disciplina em todos os dias de festa e a paz predominou entre a multidão de festeiros canaenses.

No sábado (10), a abertura foi um sucesso, com a apresentação da banda Forró Anjo Azul, que animou a multidão cantando sucessos atuais em ritmo de forró elétrico.

O segundo dia da tradicional festa começou mais cedo no domingo (11), às 17 horas, e os foliões aproveitaram a folga para curtir bastante. O domingo também reservou uma particularidade: artistas da cidade foram os escolhidos para movimentar a alegria na Terra Prometida. Pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas compareceram ao Bosque Gonzaguinha.


Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia são filhos de Canaã e tiveram a oportunidade de brilhar no carnaval. Os dois vieram ao palco por voltas das 21 horas e agitaram o folião presente. Elizeu, cantor sertanejo, variou o repertório para a apresentação: “É um prazer enorme estar tocando aqui na minha cidade. Isso aqui tudo é muito bom para a gente, é uma valorização do nosso trabalho. Hoje nós estamos com um show bacana e um repertório completamente atualizado, esperamos colocar fogo nessa cidade hoje!”

Quem também fez bonito foi o grupo de dança The Sharps, “Os afiados” em inglês. O conjunto de dança, composto por quatro bailarinos, também é de Canaã. Arthur Rezende, coreógrafo do grupo, falou sobre a apresentação: “Hoje fizemos uma grande mistura de ritmos com axé, funk, swingueira, músicas antigas, músicas novas… Nós temos um público muito misto de adolescentes, adultos e o nosso grupo existe para isso: alavancar a cultura do município e fazer o público gostar do nosso trabalho.”


Repetindo a dose de domingo (11), os jovens artistas locais Elizeu Viegas e Chiclete da Bahia fizeram o esquenta antes da principal atração da noite. Os dois cantores puseram a multidão para dançar ao som de vários sucessos nacionais da atualidade. O principal objetivo da escolha dos dois é a valorização dos artistas locais.

Presente no evento, o vereador Rael da Marcenaria destacou o carnaval da paz: “Eu fico muito feliz com o que estou vendo aqui nos últimos dias. A festa está muito boa, organizada e as pessoas estão tranquilas. Acho que é importante se divertir com total responsabilidade, educação e respeito ao próximo. Esse é o carnaval que queremos, de paz, festa e muita alegria. Esperamos que continue assim até o final.”

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Jander Fonteles, também falou sobre a festa: “Graças a Deus está acontecendo tudo do jeito que a gente queria. Esse é um verdadeiro carnaval de paz em que todos estão brincando. Tudo está ocorrendo de maneira tranquila, conforme estávamos prevendo. Hoje já é o terceiro dia, as bandas locais deram um show no domingo e só tivemos elogios. Isso é muito bom para o nosso trabalho e queremos continuar assim.”


Principal atração da noite, o Forró Saborear veio ao palco por volta da meia noite. O cantor Breno Soltto falou sobre o trabalho da banda: “É um grande prazer para todos nós estar aqui em Canaã dos Carajás. A gente espera o ano inteiro pelo carnaval, por esse clima de festa. Nosso repertório é o melhor possível e cantamos o que está na boca do povo. Chegamos às 15:30 na cidade e o clima daqui é maravilhoso. É uma pena que não podemos ficar mais tempo, pois saindo daqui nós vamos rodar 900 quilômetros para tocar em uma cidade chamada Olho d’Água das Cunhãs, no Maranhão. É uma correria total, mas estamos aí na estrada para agradar o público.”


E a banda de fato agradou. Com mais de duas horas de show, Breno e sua equipe puseram o folião para dançar.

A festa encerrou nesta terça-feira (13) com os shows das bandas Fruta Quente e Lamazon. Fechando com sucesso o Carnaval 2018 em Canaã.