As aquisições são provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Lúcio Vale (PR) e Elcione Barbalho (MDB), sendo no valor de R$300 mil e R$191.980 mil, respectivamente. Equipamentos para ambulatório e mobiliário serão distribuídos para todas as unidades de saúde da família do município, incluindo a zona rural.
Cerimônias de entrega aconteceram ontem (15), nas unidades de saúde do Parque Shalom, Maranhenses, Novo Brasil e da região do João Pintinho e reuniu servidores das USF, o prefeito interino Alexandre Pereira, a secretária municipal de saúde Daiane Celestrini Oliveira, o secretário de governo Roberto Andrade e os vereadores Élio do Lider, Baiano do hospital, e Rael da Marcenaria.
A secretária de saúde comentou que as aquisições vão suprir necessidades estruturais das USF. Ela afirma que “os recursos destinados não são para troca e, sim, para reforçar unidades que recebem um grande contingente de pacientes e precisam manter a qualidade no atendimento”.
Eliana do Vale, enfermeira no município, falou sobre a entrega para as unidades: “Estávamos esperando esses equipamentos dessa emenda há muito tempo, porém, para inaugurar logo essas unidades, o município acabou comprando outros utensílios. Agora chegou o que estava faltando e vamos deixar nesses postinhos esses equipamentos. No mais, espero que a gente continue o nosso trabalho na Secretaria de Saúde e que tenhamos sucesso nas novas propostas de atenção primária que estamos construindo.”
Secretária de Saúde há menos de uma semana, Dayane Celestrini acredita que o planejamento é fundamental: “Essa é uma nova etapa e começamos hoje a fazer um planejamento. Precisamos sentar, conversar com os profissionais da área. Nada melhor pra gente entender de verdade a saúde do que está com quem trabalha com ela diretamente. Quero escutar a todos com atenção e espero que a gente consiga realizar um bom trabalho.”

Alexandre Pereira também fez o uso da palavra e destacou a finalização das emendas e a necessidade de se fazer um bom atendimento na saúde: “Quero agradecer pela conclusão das emendas. Às vezes, elas são um pouco lendas para serem concluídas, mas acabou acontecendo. Eu quero incluir vocês na minha tarefa. Vamos fazer uma saúde melhor e, para isso, o mais importante não são os equipamentos, mas sim a disposição de trabalho e o atendimento aos usuários. Espero que o prefeito Jeová volte o mais rápido possível e quero pedir a ajuda de vocês para deixar essa cidade melhor para a volta dele.”
Alexandre não escondeu o jogo em sua fala: “A saúde já esteve bem melhor e deu uma declinada. Precisamos voltar ao patamar que atingimos. A saúde, junto com a educação, a assistência social e o desenvolvimento econômico serão prioridades para o nosso governo. Eu não tenho uma visão diferente do Jeová, nós dois queremos, e vamos, chegar ao mesmo lugar.”