As Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social receberam, nesta quinta-feira (8), os seus respectivos novos secretários. Edmilson Peixoto e Ronaldo Araújo chegam para substituir André Wilson e Ana Cristina, depois da exoneração de ambos por estarem envolvidos no processo de improbidade administrativa que resultou também no afastamento do prefeito Jeová Andrade por 180 dias. O comunicado da exoneração dos secretários foi feito na última segunda-feira (5), já o anúncio dos novos nomes escolhidos pelo prefeito Alexandre aconteceu durante a Sessão Ordinária do Legislativo, na última terça-feira (6).


Edmilson Peixoto, servidor concursado do município e ex-secretário de Educação de Nova Ipixuna, substituiu André Wilson. A Educação, unanimidade no governo durante o ano de 2017, recebeu com surpresa a notícia do afastamento de André.

A cerimônia de posse do novo gestor aconteceu durante a manhã de quinta, no Centro de Formação de Servidores do Município; algumas autoridades locais estiveram presentes, incluindo o prefeito interino Alexandre Pereira. Em seu pronunciamento, Alexandre destacou a necessidade de se continuar o bom trabalho desenvolvido por André: “A Educação está evoluindo. É a pasta mais elogiada do município hoje e isso só aumentou a responsabilidade da administração.”

O novo secretário, por sua vez, concordou com Alexandre e afirmou que o caminho que pretende seguir é o mesmo já trilhado por André: “Nós não queremos implementar muitas mudanças. Queremos a equipe técnica trabalhando e viemos para somar ao bom trabalho que já foi feito”.


Já na parte da tarde, foi a vez de Ana Cristina passar a bola para Ronaldo Araújo, na Assistência Social. Assim como a posse na Educação, várias autoridades estiveram presentes, incluindo vereadores e o prefeito interino. Em todos os discursos, o trabalho que Ana Cristina desenvolveu à frente da pasta, ao longo dos últimos sete meses, foi destacado como positivo e o seu sucessor manteve o tom da continuidade nos serviços.

Alexandre comentou a mudança: “Essa decisão, como todos sabem, foi política para dar celeridade ao processo que os secretários vão responder. A intenção é que não se mude nada; a única coisa que mudou foi o secretário e o trabalho estava indo muito bem. Tenho certeza que o Ronaldo levará o trabalho à frente, pois ele é sério e a Ana Cristina continuará ajudando a Secretaria”.

Ronaldo explicou como pretende desenvolver o trabalho: “Este é um desafio bom. Nós iremos trabalhar dentro da política de assistência, atendendo nosso público de acordo com cada expectativa e tentando fazer o que há de melhor para que nossos usuários sejam atendidos de forma satisfatória. Tenho certa experiência com a questão e tenho certeza que isso vai ajudar bastante.”

Em um período inferior a um ano, as duas pastas já passaram por várias mudanças: na Educação, Edmilson é o terceiro nome a comandar a pasta; já na Assistência Social, Ronaldo Araújo chega como o quarto nome escolhido pelo governo, no mesmo período.


A ex-diretora do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, Daiane Celestrini Oliveira, assumiu na manhã desta sexta-feira (9) a Secretaria Municipal de Saúde, em substituição a Dinilson José dos Santos. Ela também é servidora concursada do município e, ao tomar posse, agradeceu ao ex-secretário, destacando que ele lhe “ajudou e orientou” nos cerca de três anos em que dirigiu o Hospital Municipal.

“Quero me espelhar nele, que é um ser humano excepcional, e trabalhar com tranquilidade e parceria, com a minha porta aberta”, disse. “Não vamos conseguir resolver todos os problemas, mas estamos dispostos a fazer tudo o que está a nosso alcance”, completou.