Nas primeiras horas da manhã de ontem (1), a principal via de acesso ao município de Canaã dos Carajás, PA-160, foi bloqueada por proprietários de farmácias da região, em protesto às atividades do Conselho Regional de Farmácia do Pará no sentido de garantir a presença do farmacêutico em tempo integral nos estabelecimentos do município.

Após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em Canaã dos Carajás – que prevê a atuação dos farmacêuticos com plena autonomia técnica e, consequentemente, assegura à sociedade um serviço de qualidade em tempo integral -, uma movimentação foi organizada pelos empresários, pedindo fim à obrigatoriedade do profissional farmacêutico de estar à frente das farmácias da região.


Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, a investida dos proprietários não impedirá a atuação institucional. “Esse tipo de manifestação não mudará nossa conduta em exigir a presença do farmacêutico em tempo integral, afinal, o nosso compromisso ultrapassa interesses empresariais – é com a sociedade e com a profissão farmacêutica”, afirma.

A Diretoria do CRF/PA esteve no município de Canaã dos Carajás na última semana e, atualmente, encontra-se em atividades administrativas no município de Parauapebas para alinhamento de questões entre farmacêuticos e proprietários de farmácias, bem como resolução de questões voltadas à fiscalização.

“Absolutamente nada tirará nosso foco e determinação de mudar vidas”, conclui o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa.

Por volta das 8h30 da manhã, a Rodovia PA-160 foi liberada.