A primeira ação do projeto Acolher Para Promover Saúde Para Todos foi realizada na última sexta-feira (20). Os atendimentos aconteceram das 8h às 17h, no Centro Comunitário do bairro. Já nas primeiras horas da manhã, centenas de pessoas chegavam ao local para aguardar por cada atendimento. Os profissionais de saúde também já estavam presentes e organizavam os pacientes de acordo com cada necessidade.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar a Atenção Básica, que é o primeiro nível de atendimento da saúde, da comunidade do Residencial Canaã. Entre as autoridades presentes no local, o prefeito Jeová Andrade, o vereador João Nunes e o secretário de governo Roberto Andrade.

A presidente do bairro, Vera Lúcia, falou sobre os benefícios do projeto Acolher Bem para os residentes do bairro: “Os atendimentos voltados para essa ação do bem são muito importantes para a nossa comunidade. Do ponto de vista financeiro, os nossos moradores economizam no valor da van para se locomover até o centro para fazer consultas. Cada viagem custa três reais e tem que levar os filhos... Isso aqui também representa uma economia para essas pessoas. Além disso, também ficamos muito felizes pela volta dos atendimentos pediátricos. Tudo isso é muito importante, pois ganhamos tempo e comodidade.”

O prefeito Jeová Andrade também falou sobre a importância dos atendimentos na comunidade: “O objetivo é fazer um atendimento itinerário em todos os bairros. A gente faz isso nas vilas, VS’s justamente para facilitar o acesso da sociedade a consultas médicas. As pessoas têm necessidade de passar por esses atendimentos e, por morar distante das unidades, não conseguem se deslocar até lá. Com ações desse tipo, fica mais fácil o acesso da sociedade aos profissionais da saúde.”

Entre as ações promovidas na data, atendimentos com clínico geral, pediatra, ginecologista, testagem rápida para HIV, aferição de pressão e glicemia estão entre as principais. Ao todo, 163 consultas foram feitas, sendo 76 pediátricas, 19 ginecológicas e 68 clínicas. Além disso, 100 tipagens sanguíneas, 30 testes rápidos e 34 atualizações de carteira vacinal foram feitas. Quem compareceu, foi devidamente atendido e as consultas foram sucedidas da distribuição de medicamentos.

A secretária de saúde, Daiane Celestrini, falou sobre o trabalho realizado e garantiu que o projeto continuará: “Para a equipe foi um prazer enorme atender essa comunidade. A partir do mês de maio, a equipe da Unidade de Saúde Realino Pereira Silva vai realizar atendimentos em dois períodos para os moradores do Residencial Canaã.”