A Secretaria de Trânsito e Transporte de Canaã dos Carajás (Settran), com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu, na tarde deste sábado (26), mais um dos eventos em alusão ao Maio Amarelo. O passeio ciclístico é o penúltimo ato da mobilização nacional em Canaã e acontece com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito e incentivar o uso das bicicletas no cotidiano.
Marcelo Alves já é adepto do ciclismo há mais de 10 anos. Segundo ele, a prática é benéfica para todos. “Usar a bicicleta é bom para uma série de coisas, desde a nossa saúde até a preservação do meio ambiente, já que ela não polui. Estamos, nesse momento, vivendo uma crise no nosso país por conta da questão com o combustível e quem anda de bicicleta não tem esse problema; acredito que esse é o transporte do futuro.”
Antes do início do passeio, a educadora de trânsito do município, Lazara Almeida, orientou os participantes quanto à necessidade do respeito às normas de segurança, mesmo quando se está a bordo de um veículo sem motor, como a bicicleta. “É necessário que o ciclista esteja atento às regras de trânsito também, pois as bicicletas são veículos de locomoção. É importante que se use o capacete e demais equipamentos, que a bicicleta esteja equipada de retrovisores e fitas que refletem a luz para que possam ser vistas com mais facilidade à noite. Isso pode salvar vidas.”
Por volta das 16:30h, a largada para o passeio foi dada. Dezenas de ciclistas saíram do Bosque Gonzaguinha, ponto de partida para a excursão, e seguiram pela avenida Antônio Carola, local onde há uma ciclofaixa recentemente construída pela governo. Na sequência, os participantes seguiram pela Avenida Pioneiros e pela São João até chegar na Weyne Cavalcante. O destino final dos ciclistas foi a Praça da Juventude Papai Noel.
Conforme explicou Lazara, o movimento Maio Amarelo continuará acontecer. Na próxima semana, as orientações nas escolas seguirão o cronograma e na quarta-feira (30) uma grande caminhada encerrará o mês de conscientização.