O Programa Municipal de Desenvolvimento do Campo (Procampo) foi aprovado, em discussão única, na noite desta quarta-feira (2), durante a 13ª Sessão Ordinária do Legislativo em 2018. O projeto, de iniciativa do executivo, teve votação unânime de todos os vereadores presentes.
O Procampo foi criado há pouco mais de um ano com o objetivo de fortalecer a produção rural de Canaã dos Carajás, que teve, no passado, o seu grande viés econômico advindo da matriz rural. A meta é fazer com que o município retorne às suas origens de grande produtor rural no estado. Para tanto, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural, dará ao homem do campo ferramentas necessárias para que ele produza cada vez mais e melhor.
Diógenes Moreira, engenheiro agrônomo da Sempru, lembrou que o programa fará com que o município tenha condições de cumprir uma lei federal que exige a compra de pelo menos 30% da merenda escolar da produção rural local. “O Procampo sintetiza o anseio do produtor rural em desenvolver a cidade, em fazer o município produzir o que produzia antes. Um dos principais objetivos é fornecer a merenda escolar para a Prefeitura, já que há essa obrigação por determinação federal. Hoje nós temos apenas 15% comprada da cidade. Para chegar à meta que determina a lei, o Procampo foi criado. Sabemos que a agricultura, a pecuária, no Brasil em geral, movimentam muito a economia, por meio da geração de emprego e renda.”
Diógenes também destacou que o produtor local terá, à sua disposição, o trabalho da equipe da Sempru. “Em relação ao produtor, um dos objetivos é detectar em que situação que ele se encontra, identificar quais são os gargalos e permitir que ele volte a produzir com eficiência e que, assim, possa atender as necessidades da Prefeitura e do comércio local.”
Secretário de desenvolvimento rural, Léo Ferreira, acredita que a instituição do Procampo representa um novo tempo para o município. “Esse projeto veio dar um novo horizonte ao produtor rural. Quando assumi a pasta, esse projeto já tramitava nos bastidores e todo um processo foi feito para vir para a Câmara. Esse é um projeto que vem atender quem tem aptidão de produzir certo tipo de produto agrícola; a Secretaria entrará com todo tipo de infraestrutura para dar condição para essa pessoa produzir, com máquinas ou adubo ou calcário. Temos a obrigação de fazer esse município se tornar autossustentável na zona rural.”
Conforme explicação da engenharia, o programa já possui 150 produtores cadastrados. A partir da próxima semana, a Secretaria de Produção Rural vai realizar uma chamada pública para convocar produtores do município. Quem tiver o interesse em ser beneficiado pelo Procampo, deve procurar a pasta e se inscrever no programa para ter o apoio do corpo técnico especializado disponibilizado pela Secretaria.
Fonte: Ascom/PMCC