Nesta manhã, terça-feira (7), a diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste anual nas tarifas da distribuidora de energia Celpa.
Com isso, a tarifa sofrerá aumento, em média, de 11,75% para os consumidores. Segundo o escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Pará, o reajuste irá afetar 2,6 milhões de consumidores de unidades consumidoras em 144 municípios em todo o estado já a partir de hoje.
Conforme a distribuição, acrescenta a entidade, os consumidores residenciais/baixa tensão terão reajuste médio de 11,78 % e os de alta tensão (Setor Empresarial/Indústria e Comércio de 11,40%. A inflação estimada para os últimos 12 meses gira em torno de 4,00%.
O Dieese destaca que, na prática, desde a privatização da concessionária em 1988 até hoje as altas no preço da energia foi bastante superior à inflação calculada para o mesmo período, alcançando mais de 600% contra inflação estimada em aproximadamente 250,00%.
Ainda conforme o escritório regional, em termos globais, este é o 20º reajuste na tarifa de Energia Elétrica autorizado pela ANEEL desde a privatização da Celpa.
0 Comentários