Desde o último sábado (4), o embarque e desembarque de passageiros já está em pleno vapor no novo Terminal Rodoviário de Canaã dos Carajás. O prédio, onde antes funcionava um bar, localizado no centro da Avenida Weyne Cavalcante, foi todo reformado e ampliado pelo empresário Florisvaldo Gomes de Castro, mais conhecido como “Baiano Doido”, que já investiu, sozinho, mais de R$ 100 mil no local.

O prédio intitulado “Apoio Rodoviário Jerusalém”, dispõe de oito guichês (dois já em funcionamento) para veículos de transportes interestaduais (ônibus), banheiros e um segurança. “Pelo fato de termos conhecimento e contato com donos de algumas empresas de outros Estados, surgiu essa ideia de termos um espaço melhor tanto para as pessoas quanto para os ônibus encostarem”, explica Lucas Rocha de Castro, filho de Florisvaldo e administrador do prédio.

Ele conta que viu a necessidade de a população de ter uma rodoviária própria. Existe um projeto da construção do terminal apresentado pela prefeitura, mas, por ser uma construção de grande porte, no momento Canaã não iria dar o lucro suficiente para ter esse retorno. Visando isso, nós, que já temos esse ponto aqui, tivemos essa ideia e implantamos nesse local”, disse Lucas.

Secretário de Planejamento de Canaã fala sobre a construção de um Terminal Rodoviário

O secretário de Planejamento de Canaã dos Carajás, Geam Meirey, armou que o município tem discutido ações, em parceria com a Vale e empresas terceirizadas da mineradora, para solucionar a questão da rodoviária do município. As informações foram prestadas em entrevista ao programa Canaã Notícias, da rádio Correio FM, nesta quinta-feira (9). O assunto tem sido levantado recentemente, com críticas da sociedade, após a construção particular de um ponto de apoio para empresas de ônibus.

Ele reforçou que trata-se de um problema complexo. “Não é simples como a maioria deseja. A construção de um Terminal Rodoviário é de responsabilidade do Estado, mas infelizmente ele não cumpre o seu papel aqui, não só nisso, mas em muitos setores”, pontuou. Segundo o secretário – mesmo não sendo atribuição municipal – a prefeitura está tomando isso como uma responsabilidade. No ano passado, foi feita uma audiência pública para denir a localização e apresentar um projeto de construção. “É um projeto ousado e grandioso para os nossos padrões e de lá para cá estávamos buscando investidores para construir esse Terminal. Nós não conseguimos interessados ainda, por isso não publicamos o edital. Não há porquê publicar se não tem empresas interessadas”, informou. 

Geam lembrou que o país passa por um período de crise, e não é fácil conseguir um investidor disposto a encarar o projeto. Diante disso, segundo ele, a administração está procurando uma nova alternativa para resolver o problema. “Estamos discutindo junto com a Vale e as empresas contratadas, lançamos a ideia de construir um Terminal Rodoviário que seja também um Terminal de Integração para quando iniciarmos o nosso transporte coletivo”, disse. “Talvez possamos pensar em um terminal menor, pra facilitar e podermos colocar recursos no Orçamento de 2019”, informou

Sobre a construção – por um empresário particular – de um ponto de apoio para ônibus interestaduais no município, o secretário de Planejamento armou que a prefeitura está tomando medidas para garantir a legalidade do local. “O problema no momento é garantir a regularização, com as taxas, licenças e alvarás que a lei exige. Lá não é uma rodoviária, mas um ponto de apoio. Hoje os pontos de vendas de passagens dos ônibus estão todos concentrados na Rua do Torre, no Centro, e acabam atrapalhando o trânsito”, esclareceu. 

Em Junho de 2017, a Prefeitura de Canaã, durante uma audiência pública na Câmara Municipal, apresentou aos munícipes o projeto de concessão para a construção da nova rodoviária da cidade. A intenção da prefeitura era que o prédio – que já possuía estrutura projetada pela arquiteta da Secretaria de Obras Anali do Carmo, junto com a equipe de engenharia do município – fosse construído por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Os custos da obra ficariam a cargo da empresa que vencer a licitação, que em troca ganharia o direito de gerir o local por um prazo de 20 anos.

A nova rodoviária ficará localizada no bairro Cidade Nova, próximo ao Cemitério Municipal. O projeto prevê 15 plataformas de embarque e desembarque (sendo nove para ônibus e seis para cooperativas de vans), 380 vagas para estacionamento (para público e funcionários), além de espaço para restaurante, lojas, caixas eletrônicos, guarda-volumes, assistência social (Juizado), vagas de táxi, moto-táxi e parada para transporte coletivo.

Atualmente, quem chega ou sai da cidade por meio de vans, conta com um ponto localizado no centro da cidade. O local recebe sete cooperativas de vans que realizam aproximadamente 90 viagens diárias, atendendo a uma média de 1.500 passageiros entre chegadas e partidas.  Os que precisam utilizar ônibus como transporte, precisam se deslocar até os guichês das empresas espalhados pela Rua da Torre.

Procurada, a prefeitura de Canaã se manifestou através de sua assessoria de comunicação acerca da o prédio construído pelo empresário “Baiano doido”.

Nota de esclarecimento:

Em relação a construção do Ponto de Apoio Rodoviário, a prefeitura de Canaã dos Carajás informa que o Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) e a coordenação do Código de Posturas já notificaram o proprietário do local e estipularam um prazo para prestação de informações sobre a obra e possíveis adequações. Essas informações se referem à legalidade da edificação e a conformidade com o que dispõe o Código de Posturas Municipal.

Os órgãos da prefeitura estão acompanhando todo o processo, no que tange à sua legalidade e viabilidade, e tomarão as medidas necessárias para garantir o cumprimento da lei e o interesse da população.

Em relação à construção da rodoviária de Canaã dos Carajás, a prefeitura informa que o projeto da obra já foi elaborado pela equipe de engenharia do município e apresentado à sociedade. A intenção é que o espaço seja construído por meio de uma parceria Público Privada, na qual a empresa responsável pela construção poderá administrar o local por um período de tempo. A prefeitura está trabalhando, junto à Vale e parceiros, na busca de atrativos para as empresas interessadas ou alternativas para solucionar esse problema.

Vale lembrar que a responsabilidade pela construção de um terminal rodoviário é do Estado, no entanto a administração municipal reconhece a urgência dessa demanda e está preocupada em buscar soluções.