A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Canaã dos Carajás (Settran) realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma coletiva com toda a imprensa local para falar sobre as novas atribuições do órgão municipal. A entidade de fiscalização firmou um convênio de reciprocidade com o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), ainda no primeiro semestre. Isso significa que o Settran possui, agora, algumas atribuições que antes apenas o órgão estadual possuía.

Na ocasião da coletiva, os agentes de trânsito responderam às perguntas dos jornalistas e fizeram uma explanação sobre as novidades na fiscalização do tráfego no município. Conforme a explicação do agente Hélio, o órgão poderá atuar, de acordo com artigo 21, no âmbito das rodovias do município, ou seja, autuar, fiscalizar e promover um trânsito mais seguro em estradas, como a PA-160, que interliga Canaã a Parauapebas, dentro das fronteiras da Terra Prometida.


Além disso, o artigo 22 também entra em vigência. “Antes, nós só tínhamos a autorização para atuar no artigo 24, que fiscaliza apenas problemas com estacionamento, circulação dos veículos e condutores, capacete, cinto de segurança… Agora, com o 22, nós vamos poder fiscalizar e autuar irregularidades com a Carteira Nacional de Habilitação, documentos do veículo e a ingestão de álcool por condutores.”

Arlindo Araújo, assessor especial do Settran, falou sobre as novas fiscalizações do órgão. “O nosso foco é realmente preservar a vida. Quanto mais pessoas forem orientadas e conduções irregulares serem coibidas, teremos mais efetividade na construção de um trânsito mais seguro.”

A previsão inicial é que os 30 dias sejam de orientação aos condutores. “Esse é um período necessário para a adequação, mesmo que as pessoas já conheçam as leis, é preciso desse tempo para que haja orientação. No entanto, há casos em que as autuações serão necessárias, como, por exemplo, um condutor dirigindo sob efeito de álcool” explicou o agente Welinton Leão.

O convênio tem dois anos de duração e pode ser estendido. O Settran inicia nesta semana o projeto Educação no Trânsito que vai levar a repartições públicas, associações e instituições privadas as novas atribuições da entidade.